Atratividade, persuasão e conhecimento - Cápsula #02

Essas são três das características essenciais de pessoas com sucesso.

A Dica: 3 passos para se vestir bem e ficar mais atrativo

Dica da Nióbio

A maneira mais fácil de aumentar nossa atratividade é melhorando a maneira como nos vestimos! Mas ninguém tem paciência para ficar estudando isso, vestir bem tem que ser simples.

Preciso falar em qual das duas fotos o ator Jonah Hill está bem vestido? Imagino que você concorda comigo que é na da direita. Mas definir porque é ela é difícil. Por isso, às vezes, não conseguimos replicar.

A partir do momento que sabemos definir o que é, se vestir bem fica simples. A base consiste em 3 características: Coerência, Harmonia e Caimento. Com elas em mente fica fácil!

Aprenda os 3 passos para se vestir bem


1. Como convencer pessoas inflexíveis

Artigo da Semana

No seu dia-a-dia, você lida com alguma pessoa teimosa? Os grandes líderes visionários, como o Steve Jobs, geralmente são. Apesar de toda empresa precisar desse excesso de confiança, elas também precisam de pessoas que saibam como neutralizar seus excessos.

"Quando os líderes não têm sabedoria para questionar suas convicções, os seguidores precisam de coragem para persuadi-los a mudar de ideia."

Esse assunto foi tema da Harvard Business Review. Veja as 4 barreiras que você precisa transpor para convencer pessoas inflexíveis:

1ª Barreira: A Arrogância

Peça que ele explique como as coisas funcionam. Pessoas excessivamente confiantes nem sempre sabem o que não sabem. Tenta explicar algo complexo os deixa cientes de suas lacunas de entendimento.

2ª Barreira: A Teimosia

Deixe-o tomar as rédeas. Faça perguntas como "e se?" e "poderíamos?". Convidar para construir junto, dando a sensação de autoria, torna pessoas teimosas mais flexíveis. Desperte a criatividade e curiosidade destas pessoas que elas defenderão suas ideias.

3ª Barreira: O Narcisismo

Encontre a maneira certa de elogiar. Narcisistas tem autoestima elevada, mas instável. Buscam status e aprovação. Se sentem ameaçados quando são insultados, rejeitados ou envergonhados. Uma dose de enaltecimento resolve essa insegurança. Elogie a pessoa em uma área diferente daquela que você espera mudança que ela se tornará mais propensa a tal.

4ª Barreira: O Gosto pela Discussão

Saiba desafiar. Pessoas briguentas gostam do conflito. Nem sempre querem que você concorde de imediato e ficam ansiosas para lutar. Dê a eles o gosto da disputa, discorde! Isso mostra que você não concorda com tudo e está disposto a lutar pela sua opinião, ganhando seu respeito.


2. O efeito Ben Franklin e como conquistar as pessoas

Conhecimento Aleatório da Semana

Pense na última pessoa que você ajudou. Você gosta dela? Provavelmente sim! Costumamos ajudar somente quem gostamos e você pode usar isso ao seu favor.

Em suas anotações, o polímata americano, Benjamin Franklin notou que as pessoas que já o ajudaram eram mais predispostas e repetir a cortesia do que as que ele já havia ajudado. Daí a origem do nome deste fenômeno psicológico:

É mais provável receber um favor de quem já te fez um, do que de alguém que você ajudou.

Então, na próxima vez que conhecer alguém, peça por um pequeno favor. Um favor que não custe nada, como sua opinião. Já que não ajudamos quem desgostamos, ele criará uma primeira impressão positiva sobre você. Caso contrário causaria uma dissonância cognitiva por inconsistência.


3. Notion: Chega de "proposta-aprovada-versão-final-2.doc"

Ferramenta da Semana

Você precisa conhecer o Notion! É a app de produtividade que centraliza todo o seu conhecimento ou da sua empresa: Notas, Tarefas, Word, Google Drive, Wikipedia e Intranet. Depois da onda de serviços de comunicação interna (Slack, Teams, Workplace, Chat, etc), agora o foco é a centralização da informação.

Já é o queridinho do Vale do Silício, sendo avaliado em 2 bilhões de dólares. Nós usamos na Nióbio e já diminuímos muito o tempo gasto com alinhamento, as inúmeras versões de um mesmo documento e o conteúdo represado na cabeça de poucas pessoas. Além de toda a praticidade e otimização, é prazeroso de usar. Todo documento fica bonito e elegante!

PS: A ferramenta também conta com uma comunidade bem ativa. Existem diversos repositórios de templates para te ajudar a começar os seus documentos: