Café, Amazon, Facebook e Oscar - Cápsula #03

O que café tem a ver com você ser lembrado?

A Dica: Aumente seu QI (quem te indica)!

Dica da Nióbio

Sua rede de contatos é, talvez, o seu ativo mais importante. Valorizamos muito o conhecimento técnico, mas esquecemos que nossa vida é pautada pelas nossas relações. É possível melhorar o seu networking, e vale a pena!

Networking não é só conhecer um tanto de gente ou ter uma pilha de contatos. Networking é manter uma boa rede contatos! É sobre conhecer o outro de verdade, nutrir relacionamentos e trocar experiências úteis. Com o objetivo de ser lembrado e ter novas oportunidades de aprendizado, investimento ou parcerias.

É bem mais fácil falar do que fazer, por isso separamos 5 passos que vão te ajudar a nutrir sua rede de contatos. E ainda falaremos muito sobre carisma e rede de relacionamentos por aqui.

O cafezinho te ajuda a ser lembrado


1. "Um punhado de geeks, que escrevem software, podem destruir a Sears Roebuck?"

Tweet da Semana

Desenterraram uma edição de 1999 do programa "60 minutes" com foco na Amazon*. Naquele momento, a empresa tinha acabado de atingir o maior valor de mercado da sua história: 30 bilhões de dólares. Valor 20% maior que a Sears, na época 2ª maior rede de lojas de departamentos dos EUA. Com mais de 100 anos de história e lucros bilionários.

O valor gerava desconfiança, principalmente porque a empresa fechou 1998 com prejuízo de $125 milhões. Os céticos diziam que a Amazon tinha que vender todo livro sendo vendido no mundo naquele momento para justificar o valor de suas ações. Quem acreditava na empresa, apostava em seu potencial de crescimento.

Hoje, 21 anos depois, a Amazon é a 4ª empresa mais valiosa do mundo, valendo 1,596 trilhões de dólares. Consolidada, já não gera desconfiança. Diferentemente da Tesla, que se tornou a montadora mais valiosa do mundo valendo mais que as próximas 6 maiores somadas: Toyota, Volkswagen, Daimler, GM, Ferrari e BMW. E, no Brasil, o Nubank. Avaliado em $25 bilhões, ultrapassou em valor o Banco do Brasil mesmo tendo prejuízo ano após ano. E você, acha que elas valem isso?

*Você pode ver a matéria completa, em inglês, aqui.


2. Já pensou não precisar levar o celular para todo lugar?

Tecnologia da Semana

O Facebook tem namorado o universo da Realidade Aumentada (AR) desde que comprou a Oculus Rift (empresa de realidade virtual para jogos) por $2 bilhões. Esse mês, o seu laboratório de pesquisas na área, Facebook Reality Labs, começou uma série de 3 postagens explorando o futuro das interfaces de comunicação humano-computador.

Os dois primeiros já foram publicados e o primeiro revela a visão da empresa para os próximos 10 anos com uma interface de AR baseada em contexto usando inteligência artificial. Ou seja, ela consegue saber o que você quer fazer, quando quiser fazer.

Já o segundo apresenta um futuro mais próximo, com um dispositivo de pulso capaz de ler seus impulsos nervosos para controlar uma interface de realidade aumentada que se adapta ao ambiente.

Pelo visto não estamos longe de ter a interface usada pelo Tom Cruise no filme Minority Report (2002).


3. Para o cinema, 2020 foi um ano perdido…

Entretenimento da Semana

Será? A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas anunciou, na segunda passada (15), os filmes indicados ao Oscar 2021. O ano foi atípico, com vários filmes adiados e poucos lançamentos devido ao fechamento das salas de cinema. O destaque foi das plataformas de streaming, com um grande número de filmes indicados. Inclusive, este é o primeiro ano em que longas lançados exclusivamente por estes serviços puderam concorrer ao prêmio.

Aqui estamos ansiosos para assistir o indicado a estatueta de melhor filme, "Meu Pai". Ele estreará nos cinemas 8 de abril e conta com um elenco de peso, como Anthony Hopkins (melhor ator por "O Silêncio dos Inocentes") e Olivia Colman (melhor atriz por "A Favorita"):