Presença, Simpatia e Poder - Cápsula #04

Toda pessoa carismática tem a combinação desses 3 pilares em diferentes intensidades

A Dica: Sei reconhecer, mas não sei explicar...

Dica da Nióbio

O que veio na sua cabeça ao ler o título? Existem muitas coisas que conseguimos reconhecer mas na hora de definir, caracterizar e explicar a coisa complica. Uma delas é o Carisma! Você sabe me dizer o que é?

"Ah, é a habilidade da pessoa que consegue atrair outras. Que consegue aprovação e simpatia dos outros."

Tá certo, mas isso é o resultado do carisma. Quais são as características da pessoa carismática? Precisamos entendê-las para desenvolver o nosso. E sim, é possível desenvolver. Não caia nos 3 mitos clássicos sobre ele:

  • Mito 1: Nascemos carismáticos

  • Mito 2: Só os bonitos são carismáticos

  • Mito 3: Só os extrovertidos são carismáticos

Existem características do carisma, estilos diferentes de carisma e estratégias para desenvolver o seu. Essa semana nosso foco é te ajudar a categorizar o seu e definir como quer que seja.

Descubra seu tipo de carisma


1. Presença: Torne-se um bom ouvinte, demonstre real interesse

App da Semana

Conta ser ouvinte de Inteligência Artificial (AI)? Espero que sim, porque o app dessa semana é uma...

O Podcastle é uma extensão do Chrome que transforma, de maneira automática, qualquer texto da internet em um podcast. Para isso, ele usa inteligência artificial. Esqueça a voz robotizada do seu GPS, o resultado do app é muito superior.

Ele é ótimo para quando recebemos um bom texto, mas estamos sem tempo para ler. É só colocar na sua lista de reprodução e escutar quando for executar uma tarefa que não demande sua atenção.

Atualmente ele só funciona em inglês. Em breve novas línguas devem ser adicionadas, quem sabe o português não é uma delas?


2. Simpatia: Amigo ou Ameaça?

Frase da Semana

Você está na floresta, vê uma silhueta se aproximando...

"Corro, fico tranquilo ou luto?” - Se você demorar a se decidir pode se tornar a barrinha de proteína de algum predador. Por isso, nosso cérebro se especializou em tomar decisões rápidas. Avaliar as poucas variáveis que tínhamos em mãos para tomar, inconscientemente, a melhor decisão.

Quando conhecemos alguém nossa pergunta instintiva é: Amigo ou Ameaça? Em questão de frações de segundo nosso cérebro começa a criar uma primeira impressão. Iniciando pelas características físicas: altura, tamanho, idade e gênero. Em seguida para o que dizemos e a maneira com dizemos.

Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!

Essa avaliação inicial acontece em segundos/minutos, mas dura por anos, por vários encontros. Não é impossível mudá-la, mas dá trabalho. Isso porque nosso cérebro é orgulhoso. Ele tenta a todo instante provar que está correto, e geralmente está! Só estamos aqui hoje porque nossos antepassados criaram primeiras impressões corretas ao longo de sua vida. Nós somos fruto de uma seleção de boas tomadas de decisão. Por isso, tudo que vemos e escutamos passa por um filtro baseado na primeira impressão, ainda que precoce.

Pois é, essa frase parece de coach (e é mesmo), mas tem lógica. A primeira impressão importa. E se você é o tipo de pessoa que gosta de ter o controle sobre tudo da sua vida não pode deixá-la ao acaso.


3. Poder: A Gabi pediu e o nosso apoio vai pra turma AE4!

Viral da Semana

Um mal entendido virou o assunto mais comentado da semana passada. Tudo começou com a gincana de recepção de calouros da FGV-SP. Uma das provas era conseguir vídeos de apoio das "celebridades" da instituição, mas os calouros entenderam errado e foram atrás de celebridades reais.

O que ninguém esperava é que os famosos responderiam aos pedidos. Foram mais de 50 vídeos de apoio. Teve gente de todo tipo: Jô Soares, Xuxa, Sérgio Mouro, Boulos, etc. Teve até celebridade internacional. (Você pode conferir todos aqui.)

A post shared by @gabiae4

Vários vídeos começam citando o pedido da "Gabi da turma AE4", caloura que aparentemente fez o maior esforço em busca de apoio. Isso a tornou celebridade instantânea da internet, já recebeu tantos convites de entrevista que precisou contratar uma assessoria.

Cara de pau ou relacionamentos privilegiados? Correu o boato que os pais da caloura eram do alto escalão da Globo, facilitando o acesso aos famosos. Mas já foi desmentido pela própria Gabi, que negou ser filha de alguém da emissora e disse que seus pais nada tem a ver com isso.

Com pai ou sem pai o resultado alcançado já é digno de nota. Uma menina de 17 anos conseguiu para a gincana da faculdade o que muitos profissionais de marketing com anos de carreira sonham conseguir.

E ai, qual foi o seu favorito?