Forças singulares, impactos imensuráveis - Cápsula #05

Volta e meia nos deparamos com mudanças que mudam nosso cotidiano de maneiras não previsíveis, esta semana temos 4 delas...

A Dica: Da guerra pro dia a dia

Dica da Nióbio

A transição dos aviões a hélice para jato não foi um processo tranquilo para a força aérea americana. O número de acidentes aumentou mais que o esperado, forçando uma busca minuciosa para descobrir o motivo. Surpreendentemente, o problema não era mecânico ou humano, mas sim de design. Mais especificamente do design da cabine de pilotagem.

Desde 1926, todos os projetos eram desenhados tomando como base o tamanho médio dos pilotos. Esse paradigma funcionou bem por 25 anos, porém não foi suficiente em um contexto com aeronaves atingindo velocidades ultrassônicas. A partir do momento que frações de segundos podem separar a vida da morte, um comando ou medidor com 1s a mais de distância do piloto pode ser fatal. A solução foi abandonar a ideia de "piloto médio" e abraçar o "piloto único", fabricando cabines que se ajustam perfeitamente a cada corpo.

Essa inovação, hoje chamada hiperpersonalização, é tendência em várias áreas. No marketing digital já é realidade, na moda está vivenciando seus primeiros passos com as roupas made to measure (sob medida) e nos medicamentos é um futuro promissor, com dosagens e princípios ativos únicos para cada pessoa.

Já parou para pensar a mudança que isso pode causar no nosso dia a dia? Quais outras áreas você acha que a hiperpersonalização pode ter um impacto exponencial?

1cm: a distância entre a vida e a morte


1. Não me mande um "Oi", manda 10 reais!

Notícia da Semana

Na última terça, dia 30, o Banco Central (BC) autorizou transferências e pagamentos pelo Whatsapp. Ou seja, em breve você poderá enviar ou receber dinheiro pelo aplicativo de mensagens.

O Banco Central espera que esta opção ajude a reduzir, para os usuários, os custos dos serviços de pagamento. O Whatsapp Pay foi autorizado como um "iniciador de pagamentos" (Pisp), nova modalidade que faz parte da iniciativa de Open Banking da instituição.

Como funcionará?

Será como enviar um contato. No menu de envio de fotos será colocada uma opção chamada "Pagamento". A transação será toda feita pelo chat, sem precisar entrar no aplicativo de nenhuma instituição financeira.

Para usar a funcionalidade você precisará cadastrar no aplicativo um número de cartão de débito ou pré-pago das bandeiras Visa ou Mastercard. Já foram anunciados 4 bancos habilitados nesta primeira fase: Banco do Brasil (Visa), Nubank (Mastercard), Sicredi (Mastercard e Visa), Woop (Visa), mas a intenção é lançar o serviço com mais parceiros.

A empresa ainda não deu detalhes sobre a data de lançamento, limites e tarifas cobradas. A expectativa é que seja gratuito entre usuários e pago para empresas, com limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Em nota, o Whatsapp disse que compartilhará mais informações assim que a função estiver disponível no app.


2. Não vou te deixar mais rico, mas vou aumentar seu entendimento

Tecnologia da Semana

O Bitcoin já não é novidade tem tempo, todo mundo conhece ou já ouviu falar. Os defensores dizem que é uma das maiores evoluções tecnológicas da história, que mudará nossas vidas. Já os mais céticos não acham que seu valor se justifica e preveem uma bolha.

Bolha ou não, você já entendeu bem como ele funciona? Se ainda tem alguma dúvida e quer saber mais, não deixe de conferir este guia sobre a criptomoeda.

Ele é simples, fácil de ler e o principal: curto! São 5 capítulos cobrindo as principais dúvidas:

  1. Saiba tudo sobre o Bitcoin

  2. Como usar Bitcoin

  3. Usos do Bitcoin

  4. Como negociar em Bitcoin

  5. Por que o Bitcoin é seguro


3. A beleza destruidora de um vulcão

Imagem da Semana

No dia 19, o Monte Fagradalsfjall entrou oficialmente em erupção. A apenas 30km da capital islandesa Reykjavik. O vulcão não entrava em erupção desde o século XII, há 900 anos!

Desde a semana passada, cientistas, equipes de resgate, fotógrafos e curiosos visitam a área. Apesar do risco, turistas de todos lugares foram ao local em busca da foto perfeita. Teve salsicha cozida na lava e até partida de vôlei.

Segundo especialistas, o vulcão pode continuar soltando lava por anos. Enquanto não para, veja as melhores fotos até então. A NASA também publicou algumas imagens tiradas por satélite.