Novos caminhos, novas possibilidades - Cápsula #11

Um salve para quem está recebendo a Cápsula pela primeira vez. Não deixe de salvar o contato e marcar esse email como seguro.

A Dica: Leia antes de comprar um tênis novo!

Dica da Nióbio

A primeira peça de roupa que reparam em você é o seu sapato!

Nós julgamos os outros pelos seus calçados inconscientemente. Avaliamos o estilo e estado de conservação e utilizamos isso como a base da nossa impressão inicial. Compensa dar uma atenção especial para o que você está pondo no pé.

Se tem um calçado que compensa todo homem ter é um tênis branco! Ele é versátil, combina com todo tipo de roupa e situação. Dependendo do modelo, fica bom até com terno.

Como ele é uma peça coringa, vale a pena analisar os modelos com maior cuidado e escolher um de qualidade que você vai usar por mais tempo. Por isso já mastigamos o assunto para você e escrevemos tudo o que você precisa saber para escolher o seu tênis branco.

Saiba escolher seu tênis branco!


1. A criatividade não é exclusividade dos humanos

Tecnologia da Semana

Depois de meses desenvolvendo um algoritmo para guiar os balões de hélio do Project Loon, os engenheiros do Google não conseguiam explicar porque a Inteligência Artificial (IA) continuava desviando da rota planejada. A solução era assumir o controle e, manualmente, colocá-la de volta no trajeto. Para surpresa dos seus criadores, quando a deram liberdade para controlar o balão do seu jeito, descobriram que a IA tinha recriado uma antiga técnica de navegação de mais de 1000 anos atrás.

Andando em ziguezague contra o vento, o balão conseguia avançar mais ou menos na direção desejada. Executando essa técnica, ele bateu um recorde de tempo de voo de Porto Rico ao Peru. O algoritmo, sob condições climáticas desfavoráveis, aprendeu a se virar sozinho.

Ao contrário da computação tradicional, os algoritmos de inteligência artificial são criados para explorar novas soluções sem a necessidade de um humano o orientando. Às vezes, durante seu processo de aprendizado, as IAs apresentam abordagens tão criativas e inovadoras que surpreendem até mesmo seus criadores.

Quer ver um exemplo prático e visual da criatividade de uma inteligência artificial na resolução de problemas? Veja esses "robôzinhos" brincando de esconde-esconde:


2. O silêncio da eletricidade

Estilo de Vida da Semana

Você é do tipo de pessoa que fica de queixo caído com vídeos de encontro de humanos com baleias, golfinhos, etc? Se sim, imagina ter essa experiência ao vivo...

Na capital das baleias, Húsavík, no norte da Islândia, foram criados barcos elétricos especialmente para observação destes mamíferos. A inovação tornou os passeios turísticos sustentáveis e a experiência mais pacífica para os turistas e os animais. Como as embarcações se tornaram silenciosas, as baleias se aproximam mais e permanecem por mais tempo. Inclusive, alguns estudos sugerem, que elas exibem menor sinal de estresse em águas calmas.

Mas não são só as baleias que se beneficiam com o silêncio do motor elétrico. Sem o constante e intenso ruído dos motores dominando o ambiente, as pessoas começaram a conversar em tons mais baixos. Com isso o passeio ficou mais calmo e agradável.

Já pensou em como as cidades ficarão mais silenciosas com os carros elétricos? De certa maneira é até perigoso para o pedestre desatento, já que não conseguirá escutar o veículo se aproximando.


3. Amazon Brasil: a loja de quase tudo

Comportamento da Semana

Finalmente a Amazon liberou uma nova seção de compras internacionais com entrega no Brasil. Em um primeiro momento a funcionalidade estará restrita a alguns produtos decididos ao estudar os hábitos de consumo dos brasileiros. Esta seleção inclui itens como equipamentos para a casa inteligente, livros, perfumes, fones de ouvido, smartwatches, filmes, jogos e acessórios para videogame. Com o tempo o catálogo será expandido.

Como vai funcionar:

  • A Amazon Brasil disponibilizará para a compra no país uma seleção de produtos importados

  • O prazo de entrega será 40% mais rápido que a forma de envio internacional anterior

  • Clientes Prime terão frete gratuito nos artigos com o selo

  • Você poderá pagar com cartão de crédito (nacional e internacional), cartão pré-pago, boleto bancário e vale presente da Amazon. Além de poder parcelar em até 10x.